sábado, 23 de maio de 2009
Graça Morais em Carnaxide
Graça Morais é a próxima convidada do “Café com Letras”, da Câmara Municipal de Oeiras. A pintora estará à conversa com o jornalista Carlos Vaz Marques e com o público - para nos falar dos livros, da vida, da pintura, do mundo -, no dia 28 de Maio, quinta-feira, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide.
Este encontro marca a abertura do “Café com Letras” com um novo espaço de diálogo possível, desta feita com a pintura, essa outra forma de expressão e leitura do mundo. Pelo olhar e voz de Graça Morais terá lugar uma viagem pelas formas, texturas, impressões, ideias e sensações das telas que a pintora utiliza para falar da vida e do seu percurso como pessoa e como artista.
Graça Morais nasceu em Trás-os-Montes em 1948. Vive e trabalha em Lisboa e no Vieiro.
Concluiu o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo leccionado na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis daquela cidade, e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1976 e 1979.
Está ligada a projectos de diversa natureza como a execução de cenários e de figurinos para diversas peças teatrais, a elaboração dos quatro painéis que ocupam um dos átrios da sede da Caixa Geral de Depósitos, a concepção plástica da estação de metro do Intendente ou os painéis da Estação Bielorrússia, de Moscovo.
Conta no seu currículo com inúmeras exposições individuais, como por exemplo no Centro Cultural Português da Fundação Calouste Gulbenkian (Paris), na Galeria 111 (Lisboa), no Kimberly Gallery (Washington) e na Scott Allen Gallery (Nova Iorque). Participou em várias dezenas de exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro.