sábado, 26 de novembro de 2011

O Jardim de Infância Manuel Beça Múrias promove colheita de sangue


O Jardim de Infância Manuel Beça Múrias, em colaboração com o Instituto Nacional de Sangue, promoveu uma ação de recolha de sangue nas suas instalações no dia 25 de novembro de 2011, a qual se insere no programa de ação desenvolvido no âmbito da Comissão Social da Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra. Esta iniciativa, que visa lembrar e homenagear Aristides de Sousa Mendes, diplomata português que durante o holocausto ajudou muitos judeus a fugir do exército alemão, à semelhança dos anos anteriores, registou uma excelente adesão, nomeadamente, dos familiares das crianças que frequentam o referido estabelecimento infantil e do Presidente da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra atribui bolsas de estudo

A Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra deliberou, na sua reunião ordinária realizada ontem, dia 24 de novembro de 2011, atribuir 14 bolsas de estudo a alunos dos ensinos, básico 2º. e 3º. ciclos e secundário, no ano letivo 2011/2012.

Incentivar o prosseguimento de estudos a alunos residentes na área territorial da autarquia que manifestem reconhecidas aptidões literárias e cívicas e comprovem pertencer a agregado familiar de fracos recursos económicos, são as premissas fundamentais, pelas quais se norteou a Junta de Freguesia de Oeiras e S.  Julião da Barra, para colocar em prática esta ação no âmbito da ação social escolar e educativa. Nesta iniciativa, e na sequência de um protocolo de colaboração celebrado entre as duas entidades, a Junta de Freguesia tem como parceiro o Rotary Clube de Oeiras, o qual, para além da atribuição de outras bolsas, é responsável pelo acompanhamento destes alunos.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Edição n.º54: Solidariedade Natalícia

EDITORIAL

A quadra aproxima-se e as famílias estão a começar a pensar na consoada em tempos de austeridade. Sabemos que este ano haverá menos dinheiro no bolso dos portugueses mas certamente o consumo não irá desaparecer porque os portugueses gostam de festividades. Os últimos meses do ano são invadidos de grandes campanhas que apelam ao consumismo (mais ou menos necessário) em prol do melhor natal. Não obstante do espírito de confraternização que se respira por estes dias, há que não descurar a solidariedade para com o próximo. As dificuldades e a pouca sorte não é fado exclusivo do vizinho. Infelizmente é comum tomarmos conhecimento de situações difíceis em vidas que julgávamos perfeitas. Sejamos positivos e benevolentes com quem precisa, ajudar não custa e por vezes é a ausência de espírito de comunidade que esconde a pobreza envergonhada e as carências das mais variadas origens. Neste natal, antes de comprar os brinquedos, os perfumes, os telemóveis, computadores e televisões com TDT lembre-se de ajudar a (re)construir uma sociedade melhor, mais justa e unida!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Marginal condicionada esta noite

A Câmara Municipal de Oeiras divulgou, em comunicado, que a EN6 (estrada marginal) no sentido Cascais – Lisboa vai sofrer, hoje a partir das 22h00, um corte no trânsito entre o quilómetro 5+000 e o km 2+995, das 22h00 que se irá prolongar até às 6h00 do dia 17 de novembro. «O motivo desta interrupção na circulação automóvel é a execução de trabalhos naquela via, no muro de contenção da plataforma rodoviária na zona da Gibalta», justificou o documento enviada à redação do CORREIO DE OEIRAS. O corte terá acompanhamento policial e prevê a estabilização de uma grua de 100t nas duas vias da EN6, no sentido Cascais – Lisboa, ao km 3+500, não havendo qualquer interferência com o sentido Lisboa – Cascais.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Comunicado - Bancada do PS de Caxias apresenta Moção “Pela Defesa da Freguesia de Caxias”


COMUNICADO
 
No dia 8 de Novembro, na Assembleia de Freguesia de Caxias, realizou-se uma reunião extraordinária solicitada pelo PS, tendo sido aprovada por maioria a moção do PS contra a proposta do PSD de Oeiras relativa à extinção da freguesia de Caxias. 5 votos a favor (3 do PS e 2 IOMAF), 1 abstenção (PCP) e 3 contra (2 PSD e 1 IOMAF).Gustavo Faria, Carlos Vidal e Luis Carvalho, eleitos do PS, defenderam de uma forma notável o interesse da população de Caxias e demonstraram a falta de credibilidade e irresponsabilidade do PSD local e nacional.Marcos Sá, Presidente da Concelhia do PS de Oeiras, interveio no final, enquanto público, demonstrando a toda a população a incoerência e falta de vergonha confirmada na intervenção do vereador do PSD, Ricardo Lino.

MOÇÃO 
        
 PELA DEFESA DA FREGUESIA DE CAXIAS
Na esteira da proposta de redução do número total de freguesias do actual Governo, plasmada no livro verde para a reforma da administração local, o PSD de Oeiras veio propôr a extinção de 3 freguesias no concelho de Oeiras, entre as quais a nossa Freguesia da Caxias.Ao contrário do que se passará noutros concelhos e freguesias do país, a existência da Freguesia de Caxias encontra-se plenamente justificada pela relevância na proximidade e intervenção junto da comunidade que o trabalho autárquico da nossa Junta de Freguesia garante.A população da Caxias não prescinde deste meio fundamental e basilar de representação democrática de uma comunidade que é a sua Junta de Freguesia e por isso repudia e rejeita a proposta de extinção. Mesmo considerando o desmentido por parte da bancada do PSD  na presente reunião, e após as declarações em contrário do Sr Presidente da Concelhia do PSD, a Assembleia de Freguesia de Caxias vota a presente Moção, declarando expressamente que rejeita a extinção desta Freguesia,  empenhando-se na sua  divulgação por toda a população e junto dos órgãos autárquicos municipais.
Caxias, 8 de Novembro de 2011 
Pela Bancada do Partido Socialista 
Gustavo Faria

Sessão educativa sobre diabetes em Queijas

No âmbito da execução do Plano de Ação da Comissão Social de Freguesia (CSF) de Queijas, será dinamizada Uma Sessão Educativa subordinada ao Tema da Doença da Diabetes e cuidados específicos com a mesma, resultando esta iniciativa da colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade Cuidar + (ACES Oeiras) com a Junta de Freguesia de Queijas, enquanto entidade parceira desta CSF.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Jovem Tiffany Vilela lança o seu primeiro livro

Teve lugar ao início da tarde de sábado, dia 5 de novembro, no Auditório Maestro César Batalha, o lançamento do livro “Marcas de Uma Vida” da autora Tiffany Vilela, uma jovem que, na altura que escreveu esta obra, tinha apenas 14 anos. 

O Presidente da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, Carlos Morgado, começou por dar os parabéns à autora que, com tão tenra idade, escreveu uma obra com excelente qualidade, augurando-lhe um futuro risonho no panorama literário. Seguidamente, deu os parabéns também à Editora – Edições Vieira da Silva – por ter apoiado a jovem no lançamento deste livro. Logo após esta intervenção, foi a vez do Sr. Ricardo Gil Soeiro da Editora elogiar a obra da autora, terminando a Tiffany Vilela por agradecer o apoio, do presidente da Junta de Freguesia, dos seus familiares e da Editora, a qual tornou possível a concretização do seu sonho de editar este livro.

Associação Coração Amarelo promoveu Venda de Outono

A Delegação de Oeiras da Associação Coração Amarelo levou a efeito nos dias 4, 5 e 6 de novembro, no Salão dos Bombeiros de Oeiras, a Venda de outono, a qual teve como finalidade servir a população através da venda de roupa de senhora, homem e criança, acessórios, livros e brinquedos a preços simbólicos. 

A inauguração teve lugar pelas 18.00 horas do dia 4 de novembro com o Salão completamente repleto de pessoas, começando por intervir a Presidente da Direção da Delegação de Oeiras da Associação Coração Amarelo, Aline Bettencourt, a qual fez questão de agradecer o apoio, da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, dos Bombeiros de Oeiras e de todos os voluntários que tornaram possível a realização desta ação em prol das pessoas. Logo de seguida, o Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Morgado, começou por agradecer o apoio, dos Bombeiros de Oeiras através da cedência do espaço a título gracioso, e do Restaurante Ponto.Come que ofereceu o beberete, terminando a elogiar o extraordinário trabalho desenvolvido pela Associação Coração Amarelo no apoio às pessoas idosas e em solidão. Na tarde de sábado, dia 5 de novembro, realizou-se uma passagem de modelos com manequins da Escola de Ana Wilson,  constituindo um excelente momento de beleza e diversão.