terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Centro de Estudos Arqueológicos faz 20 anos

O Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras assinala hoje, dia 9, o seu 20º Aniversário, com a assinatura de um Protocolo e a apresentação do livro “Octávio da Veiga Ferreira, Homenagem ao Homem, ao Arqueólogo e ao Professor, no CAMB, em Algés.

O Palácio Anjos, em Algés, onde está instalado o Centro de Arte Manuel de Brito vai ser o palco das celebrações do 20º aniversário do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras, com um programa que vai ter início hoje, pelas 16 horas.
Depois de uma visita guiada pelo CAMB, será assinado um protocolo entre o Museu Nacional de Arqueologia e a Câmara Municipal de Oeiras, que vai entregar temporariamente à autarquia, de forma gratuita, os espólios arqueológicos da colecção reunida pelo arquitecto Gustavo Marques em escavações e prospecções arqueológicas realizadas na área do concelho.
A obra “Octávio da Veiga Ferreira, homenagem ao homem, ao arqueólogo e ao professor”, coordenada por João Luís Cardoso, também vai ser apresentada, e consiste no volume XVI da série de Estudos Arqueológicos, é dedicado à memória do referido investigador, e contém testemunhos pessoais de discípulos, de colegas e de amigos do homenageado, que contribuem para o balanço científico da sua investigação perspectivada na actualidade. Na última parte do livro encontra-se publicada correspondência científica de cerca de 60 investigadores e arqueólogos que com ele contactaram.