terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Muito frio nos próximos dias

Os idosos, as crianças e os doentes crónicos são as pessoas mais vulneráveis ao frio e que devem por isso proteger-se das baixas temperaturas previstas para esta semana em Portugal, onde se morre mais no Inverno do que no Verão.
São esperadas temperaturas baixas para os próximos dias em Portugal. Em Lisboa, as temperaturas mínimas podem descer para 2 graus centígrados negativos na quinta e na sexta-feira, de acordo com a previsão elaborada por modelos numéricos e segundo as expectativas dos meteorologistas.
Em declarações à Agência Lusa, o sub-director geral da Saúde José Robalo afirmou que o frio merece alguns cuidados especiais, principalmente da parte das pessoas mais vulneráveis como os idosos, as crianças e as pessoas que sofrem doenças crónicas.
As autoridades estão especialmente preocupadas com os idosos que vivem isolados e os sem-abrigo.
Para se protegerem do frio, os portugueses devem “agasalhar-se bem” e proteger o corpo, nomeadamente a cabeça, mãos e pés.
José Robalo alerta para os cuidados necessários com as lareiras e braseiras, lembrando que “existe um aumento de risco de incêndio e intoxicação por monóxido de carbono”, o que pode ser evitado com a ventilação dos espaços.
Em relação aos possíveis efeitos do frio na saúde dos portugueses, José Robalo recomenda que estes sigam as orientações que estão a ser dadas a propósito da gripe, ou seja, a ligação para a linha Saúde 24 e a ida aos centros de saúde e só em último caso para os hospitais.
LUSA