segunda-feira, 2 de março de 2009

Atletismo- “20.º Grande Prémio de Leião”; Linda-a-Pastora a vencer em toda a linha

Depois de um interregno de três semanas, regressou à estrada, o Troféu CMO- Corrida das Localidades com a realização do Grande Prémio de Leião e que mobilizou os cerca de meio-milhar de corredores já inscritos na Divisão de Desporto da autarquia oeirense, responsável pela logística da competição.
Numa manhã domingueira a prometer chuva, acabou por ser o sol a reinar durante as provas, assim como o Linda-a- Pastora Sporting Clube que dominou as corridas principais, seniores masculino e feminino, e a geral por equipas.
Meia-centena de atletas Benjamins a garantir o futuro
A primeira prova matinal foi corrida pelo escalão de Benjamins (masculinos e femininos) e foi a mais concorrida dos escalões jovens com mais de meia-centena de atletas a cortar a meta instalada frente à sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Leião, organizador da prova.
Curiosamente, o vencedor (Diogo Teixeira) ganhou em casa, já que representa o emblema do clube, preto-e-branco. A vencedora feminina, é já uma habitual presença no lugar mais alto do pódio, Joana Hogura, da União Recreativa do Dafundo.
Na corrida feminina e com a sua prinicipal adversária (Josefa Bongué) ausente, a vitória foi para Margarida Dionísio (Linda-a-Pastora), completando o pódio, Sandra Protásio (“Os Fixes”) e Paula Silva (NúcleOeiras).
Com as atletas do escalão feminino, correram os Juvenis que naturalmente foram os primeiros a cortar a meta, com Ruben Silva (NúcleOeiras) a vencer folgadamente.
Paulo Pinheiro, o primeiro nos seniores
A corrida masculina, englobando os juniores, seniores e veteranos, foi ganha pelo internacional sub-23, Paulo Pinheiro (Linda-a-Pastora) que bateu o experiente Telmo Silva (Caxienses), com Pedro Conceição (Linda-a-Pastora) a completar o pódio.
Por equipas venceu o Linda-a-Pastora que com a vitória conquistada em Leião, somou a 8.ª vitória em outras tantas provas, mas como a concorrência não desarma, ainda nada está decidido quanto ao vencedor final do 27.º Troféu CMO.
Em Leião, o NúcleOeiras superiorizou-se ao clube de Queluz de Baixo (“Os Fixes” com quem tem vindo a rivalizar na discussão pelos lugares da frente.
A sete provas do final, a discussão pela quebra da hegemonia do clube liderado por José Manuel Isidro promete ir até ao fim…
Presidente da Junta na entrega de prémios
Presença constante nas iniciativas organizadas no seu território (Porto Salvo), o presidente da Junta de Freguesia Salvador Martins lá esteve presente até final dignificando a corrida e os organizadores, assim como os técnicos da Divisão de Desporto da autarquia e do chefe da Divisão de Desporto, Rafael Salgueiro.
Apesar do alongar da hora na entrega dos prémios, relativamente a outras provas, pode-se dizer que a organização agradou aos concorrentes que tiveram sempre um bom contrôle do trânsito por parte dos elementos das forças de segurança destacadas para o efeito.
(Foto: Correio de Oeiras/VS)
DR