terça-feira, 23 de junho de 2009

Palácio do Egipto inaugurado quinta-feira

A Câmara Municipal de Oeiras vai abrir as portas do novo centro cultural Palácio do Egipto. A cerimónia de inauguração das respectivas obras de requalificação e ampliação, bem como da primeira exposição a ser ali apresentada, intitulada “Dali: Sonhos de Literatura e Escultura”, tem lugar na quinta-feira, 25 de Junho.

Em pleno coração do Centro Histórico de Oeiras, o Palácio do Egipto foi "recuperado e adaptado a oferecer às gentes desta Vila e aos seus visitantes um novo e moderno pólo dinamizador de actividades sócio-culturais", explica a autarquia.
O edifício inclui uma galeria de exposições, uma livraria, lojas, restaurantes e esplanadas. Além do mais, o novo edifício está apto a receber actividades tais como exposições, colóquios e conferências, entre outros.
Este edifício setecentista - que no passado constituiu casa nobre, parte de uma Quinta que se estendia até Santo Amaro - viu recuperado o seu volume principal (respeitando as suas características) e criado um novo volume, com uma linguagem mais contemporânea.
Esta intervenção, orçada em mais de três milhões de euros, pretendeu criar um equipamento de qualidade que, funcionando em articulação com o Auditório Municipal Eunice Muñoz, "dotará o Centro Histórico de Oeiras com equipamentos essenciais à criação de uma vida cultural abrangente e envolvente de significativa importância no contexto nacional".
No seu arranque, o centro cultural Palácio do Egipto apresenta uma exposição cujo trabalho gráfico demonstra as constantes pictóricas de Salvador Dali: relações entre Literatura e Arte e, claro, os seus grandes dotes de desenhador. Encontramos desta forma reflexos de toda a tradição literária, desde “A Conquista do Graal” ou “As Idades do Homem” ao mais puro estilo do imaginário medieval, contos como “Alice no País das Maravilhas”, “Gargântua e Pantagruel” até fabulações de “Tricórnio” e “Pater Noster”.