Já estão abertas as inscrições para participar nas Jornadas “Pobreza e Exclusão Social – Percepções e Realidades – Desafios para a Intervenção Social”. As sessões vão decorrer no auditório da Biblioteca Municipal nos dias 18 e 19 de Novembro.
Numa antecipação às comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a Câmara Municipal de Oeiras vai promover as Jornadas que procuram servir como espaço de reflexão conjunta sobre as áreas de intervenção e os desafios que são colocados a decisores e organizações da sociedade civil.
A realização destas Jornadas vai igualmente “possibilitar o conhecimento de novas metodologias e novos suportes instrumentais para um renovar das formas de agir e para uma progressiva eficácia das respostas de apoio à comunidade e às suas famílias”, explica a autarquia, e tem um outro objectivo fundamental de “permitir uma maior consciencialização da prática quotidiana e sobre os desafios que a mesma comporta”.
Esta iniciativa é destinada a técnicos e outros elementos de equipas a intervir territorialmente, Equipas de Rendimento Social de Inserção, Agentes de Intervenção Comunitária, Equipas de Instituições de Solidariedade Social e outras organizações que prosseguem fins sócio-educativos, representantes de entidades que integram as Comissões Sociais de Freguesia e o Conselho Local de Acção Social, bem como para a comunidade de uma forma geral.
2010 foi declarado como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, assumindo como principais objectivos o reconhecimento dos direitos, a coesão e a responsabilidade partilhada para o desenvolvimento de acções concretas, através da mobilização dos diversos intervenientes na comunidade.