Para além de Vanessa Fernandes estiveram também presentes Carlos Lopes, lenda viva do atletismo português, Francis Obikwelu, velocista que acaba de regressar às pistas depois de uma curta pausa na carreira, e ainda Vasco Uva, jogador que integra a equipa mais bem sucedida da Selecção Nacional de Rugby até à data.
Este treino, contou ainda com a presença da actriz Liliana Santos, e do músico Guilherme, dos Da Weasel, que vão estar entre os mais de 10 mil inscritos na 29.ª Corrida do Tejo, a prova de dez quilómetros que vai ligar Algés a Oeiras no dia 25 de Outubro.
Todas as informações úteis sobre a Corrida podem ser encontradas no site www.corridadotejo.com, bem como no perfil “Nike Running Portugal” na rede social Facebook.
As inscrições para a prova, cujo encerramento estava previsto para 20 de Outubro, tiveram de ser fechadas este sábado, 17, uma vez que foi atingido o número limite de atletas, estando ainda disponíveis algumas inscrições online (apenas através do site oficial da Corrida do Tejo).
Participantes da Corrida do Tejo têm consulta podológica gratuita
Os corredores inscritos na Corrida do Tejo deste ano podem fazer uma consulta gratuita, com o aconselhamento especializado de podologistas, que vão avaliar a forma como cada pessoa corre e anda para aconselharem o melhor tipo de calçado.
Esta avaliação, disponível apenas este sábado (17) e domingo (18), na loja SportZone do Centro Comercial Oeiras Parque, vai ser feita com recurso a equipamento informático e de vídeo, para observar o modo como o pé entra em contacto com o chão, sendo feito um aconselhamento posterior sobre o melhor calçado a usar por cada corredor, de acordo com os resultados obtidos.
A triatleta Vanessa Fernandes foi a primeira a confiar os pés aos especialistas desta consulta e ficou surpreendida com os resultados. “Descobri que, apesar de já usar o calçado mais adequado para mim, tenho de apertar os atacadores de outra forma, para melhorar o conforto do pé durante os treinos e as provas”, disse no final da avaliação.
Carlos Lopes destaca a importância de correr com o equipamento adequado
O antigo medalha de ouro da maratona olímpica de Los Angeles fez questão de sublinhar a importância de uma prova de dez quilómetros como é a Corrida do Tejo ter cinco treinos prévios, “bem estruturados e programados”, pois “é nos treinos que se ganham provas e não no dia da competição”.
No entanto, para Carlos Lopes, os participantes devem “acima de tudo divertir-se e ter prazer
em correr”. Para que isso aconteça, “usar o equipamento correcto tem uma importância extraordinária, pois é preferível investir mais algum dinheiro em material que dê conforto e que ajude os atletas a conseguir o melhor rendimento”.
Carlos Lopes lembrou que teve, desde cedo, “a sorte de utilizar equipamento Nike, que evitou lesões, o que não acontecia antes de ter acesso a material de boa qualidade. Ainda hoje guardo as sapatilhas que usei nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, pois foram determinantes para que eu conseguisse alcançar a vitória”.
Carlos Lopes lembrou que teve, desde cedo, “a sorte de utilizar equipamento Nike, que evitou lesões, o que não acontecia antes de ter acesso a material de boa qualidade. Ainda hoje guardo as sapatilhas que usei nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, pois foram determinantes para que eu conseguisse alcançar a vitória”.