sexta-feira, 21 de maio de 2010

Celebrações “vão marcar o Verão em Oeiras”

As Festas do Concelho de Oeiras já estão próximas. Ontem, dia 19, foi apresentado o programa da edição de 2010, no recém requalificado Lagar de Azeite. Depois do ano em que se comemorou o quarto de século de Oeiras, a autarquia vai voltar ao formato utilizado em 2008.
De cinco a vinte de Junho as celebrações voltam em grande ao concelho.
O recinto das Festas de Oeiras, no Jardim Municipal, é a única coisa que se vai manter igual a 2009, ano em que o concelho comemorou 250 anos. Com dois palcos disponíveis para concertos, e são quatro os nomes sonantes que vão dar espectáculo em Oeiras: Rui Veloso, Mafalda Veiga, Jorge Palma e Tim.
Filipe Leal, coordenador da Comissão Executiva das Festas de Oeiras, anunciou também que esta edição das Festas do Concelho vai contar novamente com uma forte presença institucional, com stands dos SMAS de Oeiras e Amadora, e da autarquia, esta última sob o tema “Oeiras Futura”, considerando que “na conjuntura em que vivemos, é importante ter projectos para o futuro”.
Para além do habitual espaço de divertimento e gastronomia, a Marginal vai assumir novamente um papel de destaque, com os programas “Mexa-se na Marginal”, a seis de Junho, e a “Marginal à Noite”, dia 19.

A encerrar as celebrações, que segundo Filipe Leal “vão marcar o Verão em Oeiras”, vai ter lugar o habitual Fogo de Artifício, no dia 20.
Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, afirma que “não vejo as festas como o ópio do povo, principalmente em tempo de crise”, e garante que “festas temos todo o ano”.
No entanto, o edil reconhece que este ano “vamos gastar menos dinheiro, mas vão ser umas festas muito interessantes, e vão trazer muita gente ao concelho”, adiantando que o investimento para a edição de 2010 vai ser de cerca de 250 mil euros.