segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lídia Jorge na Biblioteca Municipal de Oeiras

A escritora Lídia Jorge estará, no próximo dia 23, na Biblioteca Municipal de Oeiras pelas 21h30 para a última sessão de Café com Letras deste ano.

A iniciativa tem como objectivo assinalar os 30 anos de carreira da escritora. Lídia Jorge nasceu em Boliqueime, Algarve. Passou alguns anos decisivos em Angola e Moçambique, durante o último período da Guerra Colonial. A publicação do seu primeiro romance, "O Dia dos Prodígios" (1980) constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da Literatura Portuguesa. Seguiram-se os romances "O Cais das Merendas" (1982) e "Notícia da Cidade Silvestre" (1984), ambos distinguidos com o Prémio Literário Cidade de Lisboa. Mas foi com "A Costa dos Murmúrios" (1998), livro que reflecte a experiência colonial passada em África, que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das Letras Portuguesas.
A sua obra, rica e diversificada, tem suscitado o interesse dos encenadores e cineastas portugueses, de que é exemplo a adaptação, em 1997, do texto “A Maçon” pelo Teatro Nacional D. Maria II e, posteriormente, em 2004, a adaptação ao cinema do célebre romance "A Costa dos Murmúrios" por Margarida Cardoso.