quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Barcarena: Academia João Cardiga amiga do ambiente

A aposta nas energias renováveis enaltece a preocupação da instituição equestre pelo meio ambiente. A academia, situada em Barcarena, baseia-se na reciclagem e micro geração de energia e no aproveitamento de recursos naturais.

O balanço da aposta no modelo energético, iniciada em Junho deste ano, é muito positivo notavelmente em termos de poupança energética e na rentabilização de custos. Nos primeiros três meses após a implementação do modelo registou-se uma poupança de 70 por cento de consumo na factura energética, graças à capacidade de produção conferida pelos painéis solares instalados. Foi igualmente introduzido um sistema de decantação de água que permite a utilização optimizada dos recursos a par da lógica poupança que permite efectuar. A aposta no conceito Self Energy abrange do mesmo modo uma dimensão protectora do meio ambiente, notória no registo da redução em 2,8 toneladas nas emissões de CO2, atribuindo assim mais um factor positivo à aposta promovida pela academia. Apesar de ter implicado custos consideráveis na sua implementação, o modelo acaba por exaltar a sua rentabilidade, pois apresenta um claro retorno de investimento não só pelo decréscimo no consumo de energia de fontes tradicionais, como igualmente possibilita a venda de energia à entidade que outrora a proporcionava à academia. O modelo trouxe, num curto espaço temporal, a hipótese de economizar os custos necessários aquando do início do projecto.

A Academia Equestre tem reforçado, no campo prático, a sua aposta na formação pedagógica dos seus instrutores, assumindo uma procura incessante na melhoria das condições de atendimento e na qualidade dos serviços que disponibiliza. A vontade de querer assumir-se como um exemplo de bom trabalho na área equestre é insaciável, sendo a compra de uma plataforma/elevador para auxiliar as pessoas com deficiência motora, avaliado em três mil euros, o grande objectivo da academia neste momento. |DP