quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Oeiras mais próxima dos idosos

O Município de Oeiras aderiu recentemente ao Projecto «Cidades Amigas das Pessoas Idosas,» promovido em Portugal pela Associação VIDA, e co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), este projecto tem como objectivo  produzir um diagnóstico nacional tendo por base percepções a três níveis: decisores políticos, entidades e munícipes com mais de 55 anos de idade. A finalidade é a identificação dos aspectos positivos e dos obstáculos referentes a oito áreas estratégicas: Prédios públicos e espaços abertos; Transporte; Habitação; Participação social; Respeito e inclusão social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; Apoio comunitário e serviços de saúde. Desta forma, a Câmara Municipal de Oeiras compromete-se  a realizar questionários junto de uma amostra de pessoas com mais de 55 anos. Esta iniciativa irá abranger munícipes e  instituições, contribuindo para consolidar o Plano Estratégico Municipal para as Pessoas Idosas que será enriquecido com um diagnóstico mais representativo da realidade, do qual resultará um conjunto de acções que reforçarão a qualidade de vida da população idosa residente em Oeiras.
«Cidades Amigas das Pessoas Idosas» teve início em Junho de 2010 e irá envolver mais de 150 municípios, tendo aderido até à data, 84 Câmaras Municipais, 14 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com os seniores. /CF