segunda-feira, 28 de março de 2011

Conversas na Aldeia Global: Mundos do trabalho e aprendizagem


Rui Canário e Natália Alves são os convidados da terceira sessão de Conversas na Aldeia Global, da Câmara Municipal de Oeiras, marcado para o dia 31 de Março, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A sessão conta com a moderação do jornalista Vasco Trigo. A entrada é livre.

Esta será uma conversa, na perspectiva da empregabilidade, sobre a inserção profissional dos diplomados do ensino superior através da abordagem ao tema Mundos do Trabalho e da Aprendizagem. Nunca o ensino superior esteve tão intensamente sob o escrutínio das famílias, dos media, das empresas e do poder político. As famílias e os estudantes inquietam-se quanto a um futuro que se avizinha menos risonho do que o passado; os media lançam o alarme sobre o desemprego dos licenciados e acusam as Universidades de estarem a formar para o desemprego; as empresas clamam contra a desadequação da formação às suas necessidades; o poder político elege a taxa de "empregabilidade" como um dos critérios de avaliação da qualidade do ensino superior e o discurso recorrente sobre o excesso de diplomados recomeça, ainda que tenuemente, a fazer-se ouvir… É esta evolução, da qual decorre um processo de desvalorização das habilitações escolares, que permite falar da passagem de um “tempo de promessas” para um “tempo de incertezas”…

Rui Canário é licenciado em História e doutorado em Ciências da Educação. Natália Alves é licenciada e mestre em Sociologia, pelo ISCTE, e doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de Lisboa. São ambos professores e investigadores no Instituto da Educação, onde leccionam e investigam nas áreas de Sociologia da Educação e da Formação de Adultos.