terça-feira, 3 de maio de 2011

Oeiras apresenta Masterclass “Os Cinemas da Europa” de Lauro António

O projecto “Os Cinemas da Europa”, de Lauro António, transformam Oeiras num grande ecrã de cinema entre Maio e Dezembro. A primeira temporada arranca hoje, dia 3 de Maio, com o filme francês A Grande Ilusão, de Jean Renoir.

As sessões têm lugar às 18h00, no Auditório Municipal Maestro César Batalha (Avenida das Descobertas, 59 - Galerias Alto da Barra, Oeiras). A entrada é gratuita, limitada aos lugares disponíveis. 
O actual mapa da Europa é constituído por 47 países, dos quais 27 pertencem à CE e quatro se candidatam a sê-lo. Em termos de cinema, que Europa é esta? A resposta a esta pergunta é o tema de 47 sessões de uma “masterclass”, durante a qual Lauro António, realizador, crítico e professor de cinema, tenta explicar de que forma a arte cinematográfica identifica e interage com a originalidade de cada país, a sua história, a sua cultura, os seus valores mais intrínsecos. Em cada sessão é abordado um país, uma cinematografia, e um filme específico. De cada país um realizador, de cada realizador um filme e de cada filme uma história conduzida por Lauro no papel de professor e crítico. Certo da importância da isenção do gosto pessoal, Lauro António assume que irá falar do que entende melhor representar o país em causa. «Os Cinemas da Europa» é uma oportunidade única de ver o cinema europeu de perto, como se de uma aula se tratasse. Critico, professor, realizador entre muitas outras funções, Lauro António é uma sumidade no que ao cinema diz respeito. Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Oeiras com da Associação Europa Viva.


Para cada sessão:
- Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
- Distribuição de bilhetes, máximo 4 por pessoa, a partir das 17 horas
- Entrada condicionada após o início da sessão