sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Exposição "O Ontem, Que Para Sempre Será" da fotógrafa Patrícia Varzakakos

Está patente até 30 de outubro, na Fábrica de Pólvora de Barcarena (Edifício 51), em Oeiras, mais uma edição da exposição O Ontem, Que Para Sempre Será, da fotógrafa Patrícia Varzakakos.

Numa homenagem ao tempo, a artista apresenta a intemporalidade na sua forma mais paradoxal, com dois dos seus trabalhos: 
• O portfólio de fotografias urbanas Palavras de Ordem, imagens em preto e branco, com um estilo clássico e romântico, duas das preferências da artista.
• E o portfólio Pesos e Medidas, que se opõe ao anterior, ao utilizar materiais antigos e os transformar em imagens abstratas e modernas. 
Durante o período da exposição, Patrícia Varzakakos vai ainda realizar vários workshops de fotografia gratuitos, aos sábados e domingos, entre as 15 e as 16h: 
- Dia 16 de outubro: Técnica de Pinhole
- Dias 8 e 22 de outubro: Técnicas de Fotografia
- Dias 15 e 29 de outubro: Domine a sua Reflex

Inscrições através do e-mail patricia.varzakakos@gmail.com ou do número 961170955.


A exposição está aberta ao público às sextas e sábados, das 13h às 21h, e aos Domingos, das 12h às 20h. Às sextas-feiras, a artista vai transformar o espaço no seu atelier e convidará o público a acompanhar o processo criativo de alguns dos seus trabalhos. Nas palavras de Patrícia Varzakakos, a exposição O Ontem, Que para Sempre Será reflete “o passado que viajou pelo futuro até chegar ao presente. É o hoje a brincar ao ontem e o velho a regressar ao pico da sua juventude.” 

Sobre Patrícia Varzakakos
Patricia Varzakakos nasceu no Rio de Janeiro, no Brasil, em 1981, tendo-se formado em Comunicação Social pela ESPM do Rio de Janeiro, com extensão no IADE, em Lisboa. A fotografia foi sempre a sua paixão e em 2003 incorporou a técnica no seu passatempo, ao participar nos cursos de Fotografia Básica, Urbana, Iluminação e Laboratório Preto e Branco da VisualArts, no Rio de Janeiro. Em 2010, resolveu expor o seu trabalho ao público. Deste então, expôs a sua obra “Blinded by the Light” na Biblioteca Municipal de Ponferrada-Espanha, no âmbito do XLII Concurso Nacional de Fotografia e realizou a sua primeira exposição a solo “O Ontem, Que Para Sempre Será”, com 13 imagens, na Casa da Guia em Cascais, durante dois meses. Em maio de 2011, participou na exposição fotográfica de técnicas alternativas Óbidos Pinholando, com mais um dos seus trabalhos.