segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Oeiras inaugura mais dois edifícios recuperados em centro histórico

A primeira fase da obra de requalificação da Vila Shore, no Dafundo, já está concluída. Dos quatro edifícios adquiridos pela Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito do Programa Habitação Jovem, dois já têm a obra de recuperação concluída. A respetiva inauguração está marcada para o dia 21 de dezembro às 11h00, na Avenida Ivens (Avenida Marginal), números 3a e 3b.

Estes prédios, que se encontravam em avançado estado de degradação, foram requalificados pela autarquia, que os dotou das condições de habitabilidade condizentes com os padrões atualmente exigíveis. A empreitada agora concluída constituiu um investimento de 158.777,40 € e foi executada num prazo de 10 meses. Estes dois edifícios são constituídos por oito habitações, de tipologia T1, destinadas ao realojamento das famílias que já ali residiam e que a Câmara Municipal optou por manter no local, dado tratar-se de oito agregados familiares constituídos por indivíduos de idade avançada com fortes e vitais relações de vizinhança.Os restantes fogos, mais doze distribuídos por outros dois edifícios localizados na mesma Avenida (números 5 e 8), destinam-se a Habitação Jovem. As habitações dos conjuntos a recuperar, cuja obra se encontra em fase de projeto, constituem-se pelas seguintes tipologias: 1 T0, 5 T1, 5 T2 e 1 T3. Prevê-se que a intervenção nestes edifícios seja iniciada em 2015. A respetiva reabilitação ascende a cerca de um milhão de euros.
Relembre-se que, no âmbito do Programa Habitação Jovem, a Câmara Municipal de Oeiras já recuperou um total de oito fogos em centros históricos do concelho, nomeadamente:
· Av. Patrão Joaquim Lopes, nº 9 em Paço de Arcos – 4 fogos (T0) já atribuídos e ocupados;
· Avenida Cândido dos Reis nº 51 em Oeiras – 2 fogos (T1) e uma loja já atribuídos e ocupados;
· Rua da Costa números 7 e 9 em Oeiras – 2 fogos (T1/T0).
Relativamente ao Parque Habitacional a recuperar, estão em fase de concurso dois edifícios, um em Oeiras e outro em Paço de Arcos, que correspondem a um total de 17 fogos e dois espaços comerciais.
Em fase de projetos encontram-se previstos mais 120 fogos distribuídos por 18 edifícios nos núcleos de Oeiras, de Paço de Arcos, de Carnaxide, do Dafundo, de Leião e de Barcarena. (Fonte: CMO)