A representar Portugal, pela primeira vez, nos Jogos Paraolímpicos, Sara Duarte e Neapolitano Morella conseguem obter um brilhante 5º lugar, com 66,336%, na prova Free-style (Kur), que decorreu esta madrugada em Hong Kong.
“Foi um quinto lugar com sabor a ouro”. Afirmou Sara, ao telefone. “ Embora no nosso País a competição de paradressage seja praticamente inexistente, a nível internacional há muita competitividade. Os atletas dos outros países são muito bons, competem há muitos anos e vivem para a competição. Mas mesmo assim acreditava que tinha cavalo para lutar pelos primeiros 7 lugares. Por isso, o 5º foi uma conquista e o Morella esteve sempre à altura. Estou satisfeita”. Declarou!
Para João Pedro Cardiga, equitador do Morella e treinador da Sara: " Estou bastante contente com ambos - Sara e Morella. Esta participação constitui uma forma de manter viva a equitação em Portugal, sobretudo a equitação adaptada ou paradressage , ainda considerada por muitos uma “equitação menor” . Por outro lado, muitos dos actuais praticantes de hipoterapia têm potencial para se tornar cavaleiros de competição, por isso temos que lhe manter o caminho aberto e, nesse aspecto, a Sara deixará a sua marca.
Por mim, enquanto parte deste projecto, agradeço ao meu pai que foi o grande responsável por termos chegado até este patamar. Ao passar-me o testemunho, deu-me a oportunidade de sentir por dentro, este fantástico acontecimento desportivo”. Afirmou.