segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Câmara mostra concelho a delegação de Cambridge com vista a acolher pólo português do MIT

A promoção internacional dos principais pólos de desenvolvimento de Oeiras, tornando o concelho apetecível à eventual instação de um pólo do MIT, é o objectivo da autarquia durante a visita de uma delegação de Cambridge (Massachussetts, Estados Unidos).
No âmbito do programa de cidades-irmãs, uma delegação da cidade norte-americana de Cambridge (estado do Massachussetts) vai visitar ao longo da semana os "clusters" de desenvolvimento de Oeiras: os parques empresariais Tagus Park e Lagoas Park, bem como empresas e institutos de Ensino Superior instaladas no concelho, a Universidade Atlântica e o pólo do Instituto Superior Técnico.
A parceria com a cidade de Cambridge, disse à Lusa o chefe de gabinete do presidente da Câmara de Oeiras, Nuno Manalvo, visa prosseguir uma estratégia municipal de "promover a internacionalização dos seus 'clusters' de desenvolvimento, por entender que a competitividade não se faz entre países mas sim entre regiões e municípios".
A delegação norte-americana em Oeiras inclui a Mayor (presidente da Câmara) de Cambridge, Denise Simmons, a directora do desenvolvimento económico do concelho de Cambridge, Stella Johnson, e o senador do Massachussetts, Marc Pacheco.
"Queremos facilitar pela via institucional um conjunto de contactos com esses mercados que consideramos mais competitivos", sublinhou Nuno Manalvo.
"Achamos que Cambridge tem um vector que a nós nos interessa muito: tem no seu território duas das três melhores universidades do Mundo - o MIT (Massachussetts Institute of Technology) e a Universidade de Harvard - ou seja, do que de melhor existe no mundo ao nível das Academias", acrescentou o mesmo responsável da Câmara de Oeiras.
Por isso mesmo, disse Nuno Manalvo, é também objectivo da visita apresentar à delegação de Cambridge um conjunto de potencialidades que provem que Oeiras é o concelho ideal para um eventual pólo do MIT em Portugal.
"Gostaríamos muito de promover com as universidades que estão sediadas no nosso concelho um conjunto de pontos e colaborações, permitindo até que mais tarde quando o MIT se decidir finalmente instalar em Portugal possa pensar: 'Porque não em Oeiras?'".
Até dia 18 de Outubro, a delegação de Cambridge visita o concelho no seu todo, especialmente "as zonas de requalificação", bem como o Taguspark, o Lagoas Park, o IST, a Microsoft Portugal, a Municípia - como exemplo de uma iniciativa empresarial municipal - a Teixeira Duarte, a Compta e a Consiste.
Em declarações à Lusa, o Director dos Serviços dos Constituintes e conselheiro da Mayor Denise Simmons, Neil Albert, considerou que a visita surge essencialmente no contexto do programa das cidades-irmãs.
"A Mayor vai como 'embaixadora' do programa de cidades-irmãs, que Cambridge estabeleceu com sete cidades, uma delas Oeiras. Nesse contexto vai encontrar-se com vários responsáveis", disse Neil Albert.
"No território de Cambridge opera a Microsoft pelo que também existe um interesse inerente em ver como funciona a mesma empresa mas em Portugal", acrescentou.
NVI | Lusa