segunda-feira, 7 de julho de 2008

Bolsas para Cientistas


Inscrições para as Bolsas Científicas de Oeiras – Professor Doutor António Xavier já estão abertas, e decorrem até ao dia 15 de Setembro.


Além da Bolsa de Excelência Científica, dirigida a cientistas visitantes de grande prestígio internacional, é disponibilizada também uma Bolsa de Instalação para Jovens Cientistas – “Começar em Oeiras”, destinada a investigadores principais que pretendam instalar-se e criar um novo grupo de trabalho em instituições de investigação científica sedeadas no concelho.
Com o valor de 36 mil euros por ano, a Bolsa de Excelência Científica será atribuída ao melhor candidato proposto pelas diversas instituições de investigação científica sedeadas no concelho, entre as quais se destacam o IGC (Instituto Gulbenkian de Ciência), IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica), o ITQB (Instituto de Tecnologia Química e Biológica), a EAN (Estação Agronómica Nacional), a EFN (Estação Florestal Nacional), ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade) e o Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC), entre outras.
A Bolsa de Instalação para Jovens Cientistas – “Começar em Oeiras” destina-se a apoiar jovens cientistas, com menos de 40 anos, nacionais ou estrangeiros com formação universitária em Portugal, que pretendam instalar-se e criar um novo grupo de investigação numa das instituições de investigação científica situadas no concelho de Oeiras.
Esta Bolsa tem o valor de trinta mil euros, partilhado em partes iguais pela autarquia e pela instituição onde o candidato seleccionado se instale.
Este programa, que teve início em 2006/07, tem como designação o nome do Professor Doutor António Xavier com o objectivo de homenagear o cientista e o grande promotor do desenvolvimento da Investigação Científica em Portugal.