segunda-feira, 14 de julho de 2008

Segunda fase do Parque dos Poetas arranca em 2009 e custa 30 milhões

A segunda fase do Parque dos Poetas deverá arrancar em 2009 mais do que duplicando a área do jardim temático que terá uma “Ilha dos Amores” dedicada a Luís de Camões, anunciou ontem a Câmara de Oeiras.
A autarquia de Oeiras revelou, em comunicado, que o projecto da segunda fase do parque foi aprovado, numa obra orçada em 30 milhões de euros, que será sujeita a concurso público internacional.
No final da obra, esperado para 2012, com arranque dos trabalhos previsto para 2009, o parque alargará os seus actuais 10 hectares para 25.
A poesia nacional continuará a constituir o tema central do parque que terá 40 esculturas de 40 poetas executadas por 40 escultores de diferentes correntes estéticas.
Para homenagear Luís de Camões será criada a zona “Ilha dos Amores”, que além de uma estátua do poeta terá a vegetação descrita em “Os Lusíadas”.
O parque vai ainda passar a dispor de um “garden center”, um edifício temático designado “Templo da Poesia”, um anfiteatro e parque de estacionamento subterrâneo.
O projecto foi elaborado pelos arquitectos Francisco Caldeira Cabral e Elsa Severino.
LUSA