terça-feira, 23 de setembro de 2008

“Conversas” estão de volta

O terceiro ciclo das “Conversas na Aldeia Global” vai arrancar esta quinta-feira, desta vez com o mote “A Ciência não morde”. Entre 25 de Setembro e 11 de Dezembro, o Jornalista Vasco Trigo volta a conduzir os debates.
São quatro os debates propostos no regresso do Ciclo “Conversas na Aldeia Global”, que até dia 11 de Dezembro levam ao Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras questões relacionadas com a ciência e a tecnologia.
Mudando de referencial nesta edição, as “Conversas na Aldeia Global” propõem agora temas que reflectem a importância da ciência na nossa cultura, fazendo sobressair alguns dos principais marcos de influência sobre a evolução da humanidade, contribuindo ao mesmo tempo para reduzir barreiras entre o conhecimento científico e artístico ou literário.
Assim, e sempre pelas 21h30, o Auditório da Biblioteca de Oeiras vai receber, dia 25, Nuno Crato e Carlos Fiolhais, da Universidade Técnica de Lisboa e da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, respectivamente, numa sessão dedicada aos “Livros Que Mudaram a Ciência”.
“Evolucionismo vs Criacionismo” é o tema do debate do dia 23 de Outubro, a debater entre Ludwig Kripahl, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova Lisboa, e Jónatas Machado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
No dia 23 de Outubro tem lugar o debate “Interacções Arte e Ciência”, com os oradores João Caraça, Director do Serviço de Ciência da Fundação Gulbenkian e Olga Pombo, da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, e, no último encontro, a 11 de Dezembro, Eugénia Cunha, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Palmira F. Silva, do Departamento de Engenharia Química Biológica do Instituto Superior Técnico falam sobre “Os Ossos da Evolução” e a origem do homem.