quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Educação sem tabus

O Auditório Municipal da Biblioteca de Oeiras vai receber, no dia 27, uma sessão para pais e educadores “sem tabus”, subordinada ao tema “Felicidade? – Autonomia e Responsabilidade e Pozinhos de perlim-pim-pim”.
Partilhar incertezas e anseios sobre a forma como educar os filhos é o objectivo deste encontro que pretende “desconstruir” o “modelo de perfeição parental, que tantas vezes inibe a criatividade e espontaneidade na relação entre pais e filhos”, que por vezes limita as acções e “o prazer de viver o momento único de ver os filhos crescer”, explica a autarquia em comunicado.
Com a psicóloga Maria Helena Marujo como oradora principal, o desafio vai estar em responder a certas perguntas, explorar o tema da educação sem tabus, partindo de um ponto em que se questiona “estaremos nós simplesmente a educar para o sucesso esperado, ou a contribuir, de facto, para que os nossos filhos se tornem adultos autónomos, criativos, livres nas escolhas responsáveis que vão fazendo ao longo da sua vida, felizes na sua individualidade e singularidade?”.
A sessão, que vai decorrer das 10 da manhã à uma da tarde, é aberta a todos os interessados pelo tema.