terça-feira, 21 de outubro de 2008

Directorado de Preparação Operacional em Oeiras inaugurado hoje

O novo Directorado de Preparação Operacional - "Operational Preparation Directorate" (OPD) - da NATO foi hoje inaugurado em Oeiras com a presença do ministro da Defesa, Severiano Teixeira, e do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Valença Pinto.
Este novo "espaço de trabalho", situado no Comando Conjunto da NATO ("Joint Command Lisbon") em Oeiras, Lisboa, vai permitir "treinar, avaliar" e preparar "eficazmente as forças destacadas da NATO", incluíndo "as forças de reacção rápida - NATO Response Forces (NRF)".
Segundo o comunicado divulgado pelo Comando Conjunto de Lisboa, as novas instalações "foram subsidiadas pelo ministério da Defesa", tendo sido construídas em "dez semanas".
Na cerimónia de inauguração, onde também esteve o comandante do Comando Conjunto de Lisboa, o vice-almirante Bruce W. Clingan, o director do novo OPD, o general norueguês Ruy Hunstock, destacou o "apoio excepcional" de Portugal à construção das novas infra-estruturas e declarou-se "confiante" nas capacidades "para cumprir e expandir a missão" do novo Directorado de Preparação Operacional.
O OPD depende directamente do Comando de Operações da Aliança Atlântica - "Allied Command Operations" -, localizado em Mons, na Bélgica.
LUSA