quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Últimos dias

Esta é a última oportunidade de ver as exposições "Paula Rego" e "Anos 80", patentes no Centro de Arte Manuel de Brito até domingo, dia 18.

O trabalho de Paula Rego constitui um dos núcleos mais representativos da Colecção Manuel de Brito, quer pela importância das obras quer pelo número de trabalhos que o integram, e nesta exposição são apresentadas obras inéditas e outras, que vão desde os finais dos anos 50 à actualidade.
A importância destes trabalhos no conjunto da obra da pintora, a sua diversidade, quer ao nível das temáticas, dos suportes e das técnicas, permite através de uma apresentação cronológica a possibilidade de uma leitura e de um estudo da evolução do trabalho da artista no decorrer deste período.
Em simultâneo, é apresentada a exposição Anos 80, que reúne obras de um conjunto de artistas com expressivo trabalho da década de oitenta, tais como António Dacosta, Nadir Afonso, Júlio Pomar, Graça Morais, Menez Nikias Skapinakis e José de Guimarães, entre outros.
Através da selecção da exposição “Anos 80” pode-se percepcionar o retorno generalizado às práticas disciplinares mais tradicionais, que caracterizaram este período, como a pintura e a escultura, ilustrações agora de um eclectismo formal que tanto podia incorporar linguagem neo-expressionista, como apostar na fragmentação estilística enquanto afirmação de uma atitude criativa intrinsecamente individual.
As exposições podem ser vistas todos os dias, entre as 11h30 e as 18 horas.