sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Atletismo- "19.ª Meia Maratona Internacional de Lisboa" apresentada à imprensa

Na apresentação da prova, que decorreu ao início da tarde de hoje, na capital lisboeta e que se realiza no dia 22 de Março, marcou presença na Mesa de Honra, em representação da Câmara Municipal de Oeiras, Ana Runkel, já que município, está este ano entre os patrocinadores da "19.ª Meia Maratona Internacional de Lisboa" e acolhe no seu território, a partida para a prova de Elites, uma vez que devido às alterações de traçado, a competição terá o seu início em Algés, com uma passagem pelo Dafundo, de forma a tornar a prova mais plana e com isso promover a possibilidade de se vir a alcançar novos recordes do Mundo da distância. Foi o presidente do Maratona Clube de Portugal (Carlos Móia) que organiza a corrida, que fez questão de salientar que «vão estar presentes os melhores atletas do Mundo e por isso, a obtenção do recorde, é uma das metas a atingir, quer no sector masculino, quer no feminino.»
Para isso, estão garantidos, entre outros, os nomes de Samuel Wanjiru (Quénia), campeão olímpico da maratona em Pequim2008, detentor do recorde mundial (58.33 minutos).
O vencedor da maratona de Londres em 2005, 2007 e 2008 vai ter como principais adversários o marroquino Jaouad Gharib, medalha de prata em Pequim2008, e o queniano Robert Cheruyot, vencedor da Maratona de Boston em 2006.
No sector feminino, destaque vai para a norte-americana Kara Goucher, terceira na Maratona de Nova Iorque em 2008 e que tem como melhor marca 66.57 minutos, e para a letã Jelena Prokopku, vencedora da Maratona de Nova Iorque em 2005 e 2006 e quarta na Maratona de Boston em 2008, cujo melhor registo de 68.43.
Alterações ao trânsito levam a prova para Oeiras
Este ano, devido ao corte de trânsito que irá acontecer já a partir deste mês, entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia, a Meia Maratona irá sofrer uma alteração no seu trajecto.
As Elites partirão de Algés até ao Cais do Sodré, inflectindo para o Mosteiro dos Jerónimos (perto do Centro Cultural de Belém), voltando em direcção da Cruz Quebrada. Entretanto, o grosso do pelotão (mini maratona e atletas com mais de 1h 05') partirá do tabuleiro da Ponte 25 de Abril (Almada), juntando-se os dois grupos em Alcântara.
À semelhança das edições anteriores. disputa-se ainda a Mini-Maratona, prova para deficientes motores em cadeira de rodas, ambas domingo, no mesmo traçado das Élites, enquanto na véspera terá lugar a Corrida da Amizade, o Passeio Avós e Netos e a prova mini-campeões.
Destaque ainda para a participação especial de um grupo sul-africano de dança tradicional zulu, numa altura em que já estão inscritos mais de 22.000 participantes, metade do previsto, já que se espera a participação de 40.000 pessoas nas várias iniciativas.
As inscrições podem ser feitas em qualquer balcão do Banif.
(Foto: Correio de Oeiras/VS)