segunda-feira, 21 de junho de 2010

Triatlo- Taça de Portugal; Olímpico de Oeiras domina em Vila Viçosa na 7.ª etapa

Oito anos depois, o triatlo regressou a Vila Viçosa (Alto Alentejo) com mais de uma centena de atletas a participar na prova efectuada na manhã de domingo (dia 20), na distância olímpica - 1500 metros de natação, 39 quilómetros de ciclismo e 9200 metros de corrida. Começou na barragem de Lucefecit e terminou no centro da vila, junto à Câmara Municipal.
José Veiga foi o primeiro a cortar a meta, com o tempo de 01h58m04s. O júnior do Clube Olímpico de Oeiras atacou já no final do ciclismo, perto de Vila Viçosa, ganhando um avanço considerável sobre Vasco Pessoa (Clube Triatlo Fundão), José Estrangeiro (Associação Académica de Coimbra) e Diogo Custódio (Sporting Clube Portugal).
A vantagem foi consolidada durante o segmento de corrida e José Veiga acabou por fazer a festa. Vasco Pessoa terminou na segunda posição, a 47 segundos do vencedor. José Estrangeiro completou o pódio (01h59m06s). Diogo Custódio foi quarto classificado (02h00m14s).
Lino Barruncho (Clube Olímpico Oeiras), com uma recuperação notável no ciclismo, depois de ter saído da água no 35.º lugar, alcançou o quinto posto da classificação geral (02h05m37s). Seguiram-se Tiago Lobo, Rui Rodrigues (ambos do Compeed/Tri-Oeste), Nélson Silva (Clube Natação Tejo), Pedro Madeira (Molly Maid - Vitória de Janes) e Tiago Neves (Tri-Oeste).
Vitória de Bárbara Clemente
Na competição feminina, Filipa Ferreira (Alhandra Sporting Club) liderou durante a natação, mas acabou por ser ultrapassada por Bárbara Clemente durante o ciclismo. A atleta do Clube Olímpico Oeiras manteve o comando até ao final da prova e venceu com o tempo de 02h17m30s. Filipa concluiu na segunda posição (02h23m51s).
No último lugar do pódio ficou outra atleta do Alhandra, Ana Filipa Sampaio. Quarta posição para Sónia Quintela (Compeed/Tri-Oeste), seguida de Ana Patrícia Ferreira (Clube Natação Tejo), Ana Pereira (Compeed), Liliana Silva (Alhandra), Isa Parreira (Louletano/AlgarvCycles/LouleJardimHotel), Maria João Madeira (Clube Triatlo Almada) e Carla Ribeiro (Louletano).
Resultados completos do XII Triatlo de Vila Viçosa no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
Taça de Portugal
Esta foi a sétima etapa da Taça de Portugal, e o Clube Olímpico de Oeiras somou o sétimo triunfo. O pleno de vitórias permite-lhe liderar a competição masculina com 1470 pontos. Graças ao segundo lugar em Vila Viçosa, o Compeed/Tri-Oeste assumiu a vice-liderança com 1140 pontos. A equipa do Molly Maid - Vitória de Janes completou o pódio na vila alentejana.
Em femininos, êxito da formação do Alhandra Sporting Club, que assim se aproxima do Compeed/Tri-Oeste, segundo em Vila Viçosa e líder da Taça de Portugal com 1260 pontos. O Alhandra tem 1210 pontos. A equipa do Louletano também esteve no pódio, no Alentejo.
O XII Triatlo de Vila Viçosa foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC e Federação de Triatlo de Portugal.
A Taça de Portugal regressa no início de Julho, com o VII Triatlo do Zêzere - Pedrogão Grande.
(Informação e foto: FTP)