quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ténis- Portugal- Chipre começa esta 6.ª feira no Jamor

Rui Machado o primeiro a entrar em “Court”
É já na sexta-feira, dia 9, que se inicia o confronto entre Portugal e Chipre referente à segunda eliminatória do Grupo II da zona euro-africana da Taça Davis by BNP Paribas, com o sorteio realizado esta 5.ª feira, a ditar que Rui Machado abre as hostes no mítico “Court” Central do Jamor.
O número dois luso e actual 122.º mundial, Rui Machado, disputa o primeiro encontro de singulares com o cipriota Rares Cuzdriorean, às 11 horas de sexta-feira. O sorteio, que decorreu no palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, determinou
ainda que, logo a seguir, Frederico Gil, o jogador com melhor classificação nesta eliminatória – 85.º ATP - defronta Philippos Tsangaridis no segundo encontro de singulares.
No sábado, o par constituído por Leonardo Tavares e Frederico Gil joga com dedicada a um Pro-Am com ex-jogadores que representaram a Selecção lusa na Taça Davis. No último dia de competição, domingo, Frederico Gil volta ao "Central" para jogar com Rares Cuzdriorean o terceiro encontro de singulares, após o qual Rui Machado encerra a eliminatória com Philippos Tsangaridis.
O Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, José Maria Calheiros, apelou às selecções de Portugal e Chipre, que tenham “um espírito de competitividade e de 'fair play' para que tudo decorra nas melhores condições”. O Capitão da equipa portuguesa, Pedro Cordeiro, alertou os atletas Frederico Gil, Rui Machado, Leonardo Tavares e João Sousa para não facilitarem nos encontros com a selecção cipriota. “O perigo é menosprezar o adversário. Sei que os meus atletas são profissionais e que jogarão concentrados e decididos do inicio ao fim”.
Portugal não actuava no Jamor desde 2005, altura em que a equipa portuguesa superou a Argélia. Este é o terceiro grande evento de Ténis acolhido no Concelho de Oeiras, depois da Fed Cup e do Estoril Open, o que constitui um grande orgulho para a autarquia local, conforme afirmou o Vice-Presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas. “Aceitámos este desafio desde o início e é sempre um prazer receber estes grandes eventos no Concelho.”
A Selecção vencedora deste embate terá pela frente a Estónia ou a Bósnia-Herzegovina na derradeira eliminatória de promoção ao Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis by BNP Paribas.
PROGRAMA:
Sexta-feira, 9 de Julho – “Dia do Ténis”, com as crianças do concelho Oeiras
11h30m Cerimónia oficial de apresentação das equipas, no Jamor
12h00m Primeiro encontro de singulares, seguido de Segundo encontro de singulares
Sábado, 10 de Julho - “Regresso à Davis”
10h00m Pro-Am com ex-jogadores portugueses da Taça Davis
15h00m Encontro de pares
Domingo, 11 de Julho – “Dia da Selecção”
12h00m Terceiro encontro de singulares, seguido de Quarto e último encontro de singulares
Durante a eliminatória, estará patente uma exposição da autoria do jornalista Norberto Santos, subordinada à história da participação portuguesa na Taça Davis.