segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ténis- Taça Davis; mão cheia de vitórias para Portugal frente ao Chipre

As vitórias obtidas neste domingo por Rui Machado e João Sousa nos dois últimos encontros de singulares encerraram a eliminatória de Portugal com Chipre, da segunda ronda do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis by BNP Paribas, que decorreu desde sexta-feira, no “Central” do Jamor. Portugal terminou a competição com o pleno de vitórias, assegurando a qualificação para a terceira eliminatória, de 17 a 19 de Setembro, que decide quem avança para o Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis, em 2011.
No “Dia da Selecção”, João Sousa foi o primeiro a pisar a terra batida do “Court” Central do Jamor. O jogador luso teve pela frente Eleftherios Christou, sem classificação mundial, e, em quarenta minutos, aplicou 6-1/ 6-0 ao atleta cipriota.
“Foi óptimo. Tive uma boa atitude e consegui manter a concentração durante todo o encontro. Cumpri o meu objectivo”, salientou João Sousa após o desfecho do quarto encontro da eliminatória.
Rui Machado, que abriu as hostes na passada sexta-feira, encerrou também a eliminatória. O número dois nacional “baptizou” Sergios Kyratziis, de apenas quinze anos, na Taça Davis. A experiência do tenista português imperou e justificou o parcial de 6-2 e 6-0, ao fim de cinquenta minutos de encontro, o que garantiu o 5-0 sobre o Chipre.
“O jogo correu bastante bem. O meu adversário tem potencial para ser um bom jogador no futuro”, referiu Rui Machado. Pedro Cordeiro, capitão da Selecção Portuguesa, está resultado final: “Os encontros correram da melhor forma. Cumprimos o nosso objectivo que era vencer”, afirmou o seleccionador luso.
O Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, José Maria Calheiros, enalteceu a postura da equipa técnica e dos jogadores neste embate “Foram todos exemplares no rigor e na atitude, e isso foi visível nos encontros”, reiterou o Presidente que mais à frente mostrou a satisfação pelas actividades paralelas que decorreram ao longo dos três dias de competição – “Há um espírito positivo à volta do Ténis que envolve toda a gente.” Filius Cristodolo, Presidente da Federação de Ténis do Chipre, está confiante no futuro do Ténis no seu país. “Há que construir uma boa equipa para o futuro, com os ‘atletas históricos’ e os novos talentos”, disse.
A equipa cipriota esteve desfalcada dos seus dois melhores jogadores, Marcos Baghdatis e Photos Kallias, o que minimizou as capacidades da selecção, segundo o capitão do Chipre, Yiannos Hadjigeorghious – “Viemos sem os nossos jogadores de ‘top’, mas temos de apostar nos jovens que vieram aqui para ganhar experiência”.
A selecção portuguesa estará presente na terceira eliminatória da Taça Davis, de 17 a 19 de Setembro. O adversário de Portugal será a Bósnia e Herzegovina.
Pedro Cordeiro e os atletas seleccionados tinham mostrado preferência pela Estónia. Tendo como adversária a Bósnia, o local da disputa da terceira eliminatória vai ser sorteado esta semana.