segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Campanha “Direito à Alimentação”

Já arrancou nas autarquias de Lisboa e Oeiras a campanha “Direito à Alimentação”, uma iniciativa que visa aproveitar as sobras e desperdícios do sector alimentar de forma a distribui-los pelos mais carenciados.

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) é a primeira autarquia a experimentar a rede de solidariedade que junta restaurantes, municípios, empresas e instituições para conjuntamente alimentar os mais carenciados. Esta campanha conta com o apoio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva e pretende lutar contra os muitos desperdícios diários de restaurantes, hotéis, cantinas, refeitórios. Para tal, serão postas à disposição dos estabelecimentos caixas térmicas para posteriormente serem transportadas aos locais onde a comida faz falta. Este projecto está a ser desenvolvido com a Autoridade Segurança Alimentar Económica (ASAE) e CMO para em seguida ser alargada a outras autarquias, numa acção conjunta que começa a dar os primeiros passos no ano corrente, Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. A iniciativa partiu da Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) após o piloto António Costa Pereira ter promovido na Internet uma petição pública contra o desperdício alimentar. Só em refeitórios e cantinas servidas por empresas de catering vão diariamente para o lixo entre 35 a 50 mil refeições. Este panorama levou a AHRESP a transformar as refeições de sobra em refeições para alimentar quem mais precisa.
Entre os subscritores estão os grupos Auchan, Jerónimo Martins, Sonae, Makro, Nabeiro, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, a União das Misericórdias e a Confederação das Instituições de Solidariedade, para além da Fundação Calouste Gulbenkian, Caixa Geral de Depósitos, Fundação Oriente, Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Millennium BCP e Montepio Geral. Para fazer parte desta Campanha Nacional do Direito à Alimentação basta fazer a sua inscrição voluntária no site www.direitoalimentacao.org, do BUE – Balcão Único Empresarial, criado especificamente sob o título Rede Nacional pelo Direito À Alimentação, que regista as adesões dos Doadores e informa os diversos Parceiros. Segundo Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP, o acesso à alimentação deve ser um direito de todos. |CF