sábado, 14 de maio de 2011

Actividades no Parque dos Poetas

Celebra-se amanhã, 15 de Maio, o Dia Internacional da Família. Para comemorar o Parque dos Poetas, em Oeiras, vai organizar uma festa para todas as idades, das 10h00 às 17h00.


A organização é da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), da CNAF – Confederação Nacional das Associações de Família – e do IFPM – Instituto Fontes Pereira de Melo e tem como objectivo reunir várias gerações num evento saudável, criando momentos de convívio e diversão. Ao longo do dia as famílias podem contar com diversas actividades: música, ambiente, jogos tradicionais, trabalhos manuais, entre outros. Vai ser também prestada homenagem a figuras públicas que se destacaram na defesa dos valores da família: Nicolau Breyner como pai do ano, Bibá Pitta como mãe do ano, Dra. Isabel Jonet (do Banco Alimentar) como presidente da Instituição do ano, Rui Nabeiro e esposa como avós e a família Pereira Coutinho como família do ano. A cerimónia vai contar com a presença do presidente da CMO, Isaltino Morais, e Maria Teresa Costa Macedo, presidente da CNAF, e tem lugar às 16h00. Entre as 14h00 e as 15h30 vai ter lugar a animação “Atracções Culturais”, onde o público poderá assistir à leitura de histórias infantis contadas por Nicolau Breyner e Deuza (Operação Triunfo). Além das constantes actividades haverá insufláveis, gelados e algodão doce.

Programa:
MANHÃ: 10H – 13H - ACTIVIDADES PARA AS CRIANÇAS
TENDA 01 – “ENVAZANDO”
Voluntários ensinam as crianças a decorar/pintar os vasos, assim como a plantar as mudas. Enquanto isso as crianças terão dicas relativas a sua manutenção em casa.
Concurso: A melhor frase alusiva à família.

TENDA 02 – “APRENDER… A BRINCAR”
Voluntários pintam crianças com tintas laváveis.
Crianças fazem desenhos para concurso.
Concurso de desenhos: A minha família.

TENDA 03 – “PRESERVAR O AMBIENTE”
Workshop sobre Meio Ambiente: Água – Lixo – Poluição.
Laboratório de Reciclagem.
Filmes, documentários e palestras sobre consumo de água, poluição etc.
Concurso de escrita: A minha família e eu preservamos o Ambiente.



JOGOS EM FAMÍLIA
Espaço 1 Espaço 2
Jogo do saco Saltar à corda

ESPAÇO CNAF
Recepção de convidados.
Comunicação Scial.

ALMOÇO: 13H – 14H - PIQUENIQUE NO PARQUE

TARDE: 14H – 17H - ACTIVIDADES EM FAMÍLIA



14H-15H30 - ATRACÇÕES CULTURAIS
Contadores de histórias - Leitura de histórias infantis por figuras de reconhecido mérito. – Nicolau Breyner – Deuza (Operação Triunfo)

15H30 -17H - PALCO – ATRACÇÕES MUSICAIS
Música infantil. Participação de algumas associações com danças e alguns minutos de teatro.

Entrega de prémios (resultantes dos concursos), às crianças.
Intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais e da Presidente da CNAF, Confederação Nacional das Associações de Família, Maria Teresa da Costa Macedo.
Serão homenageados: Nicolau Breyner – pai do ano - Bibá Pita – mãe do ano
Dra. Isabel Junet / Banco Alimentar – Presidente da Instituição mais solidária do ano e o Comendador Rui Nabeiro – Avó solidário do ano.

A fechar, a banda «Irmãos Verdade».