terça-feira, 28 de junho de 2011

Museu da Pólvora Negra recebe certificação homologada pelo Ministério da Cultura

O Museu da Pólvora Negra, localizado na Fábrica da Pólvora de Barcarena, recebeu um Certificado de Credenciação e a Placa Museu da Rede Portuguesa de Museus, por parte da Rede Portuguesa de Museus (RPM).

Esta é uma certificação homologada pelo Ministério da Cultura, através do IMC, que reconhece o trabalho do Município de Oeiras ao nível da Museologia. Por outro lado é uma responsabilidade redobrada para a equipa técnica, um desafio a manter, traduzido na qualidade e na oferta dos serviços prestados, bem como no desenvolvimento de novos projectos e parcerias. 

Espaço com história
O Museu da Pólvora Negra ilustra a história daquela instituição, ao mesmo tempo que documenta os processos de fabrico da pólvora negra, a par da evolução das fontes de energia, então utilizadas. Na primeira sala está instalada a recepção e faz-se uma introdução temática sobre o que é a pólvora, a sua origem, difusão e utilização. O segundo compartimento trata do uso da pólvora em Portugal até ao século XVIII, com especial destaque para a situação em Barcarena e ainda da importância das Ferrarias d’el Rei, que ali se instalaram desde o reinado de D. João II. A terceira sala é dedicada à Real Fábrica da Pólvora de Barcarena, inaugurada por António Cremer em 1729. Nela está uma das principais peças deste museu: a recuperação de um engenho de galgas para o encasque da pólvora. A quarta sala é dedicada à actividade da Fábrica nos séculos XIX e XX. Passando pela evolução tecnológica a par do recurso a novas fontes de energia, abrangendo aspectos sociais e económicos mais recentes.

Morada: Estrada das Fontainhas, 2745-613 Barcarena
Telefone: (+351) 210 977 420/2/3/4
E-mail: museudapolvoranegra@cm-oeiras.pt

Horário: Verão (1 de Maio a 30 Setembro) Das 10h às 13h | 14h às 18h
             Inverno (1 Outubro a 30 Abril) Das 10h às 13h | 14h às 17h
Encerra à 2ª.Feira
Entrada: 1,31€ | 0,52€ p/ jovens dos 17 aos 25 anos e +65 anos
Domingos – Gratuito