sexta-feira, 10 de junho de 2011

Revista de Imprensa: Cavaco confessa ter "alguma pena" por Portugal ter perdido comando de "nível superior" da NATO


O Presidente da República confessou hoje ter “alguma pena” por Portugal ter perdido o comando de "nível superior" da NATO, mas sublinhou que a negociação feita para a sua substituição por um comando operacional marítimo “dignifica o esforço” do país.

«Tenho alguma pena como todos os outros que perderam comandos têm, que tenha saído de Oeiras este comando de nível superior», reconheceu o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas à entrada para um almoço no Conservatório Regional de Castelo Branco, inserido no programa de comemorações do 10 de Junho.
Lembrando que Portugal «é apenas um entre um entre 28 membros da NATO» e que as negociações para se chegar a um consenso foram «difíceis e muito demoradas», Cavaco Silva salientou que o resultado a que se chegou «dignifica o esforço» que Portugal fez.
«Penso que o resultado a que se chegou ontem [quarta-feira] dignifica o esforço que nós fizemos, em particular desde a cimeira da NATO que teve lugar em Portugal e da conversa que os altos responsáveis portugueses aqui tiveram com o Presidente Obama, que também deu uma palavra para que fossem satisfeitas as pretensões de Portugal», declarou.
Cavaco Silva enalteceu ainda a forma como o ministro da Defesa «defendeu a posição portuguesa», salientando que essa posição foi concertada não só consigo, mas também com os partidos que apoiam a presença de Portugal na NATO.
«Na reforma da estrutura de comandos da NATO já sabíamos há muito tempo que o comando de alto nível, que é um comando de nível dois, iria sair de Oeiras, mas Portugal conseguiu negociar um elemento da estrutura do comando», acrescentou, frisando igualmente também virá para Portugal uma escola de comunicação e de formação que estava em Itália.