quinta-feira, 7 de julho de 2011

Festival arranca com lotação esgotada

A banda inglesa ColdPlay abriu oficialmente a 5.ª edição do Optimus Alive’11, no Passeio Marítimo de Algés. O festival arrancou com lotação esgotada. A organização avançou com um número de 52 mil pessoas presentes.

ColPlay foi esperado por mais de 50 mil pessoas.


Eram 22h06 quando o palco principal se iluminou ao som da entrada musical da banda ColdPlay. Acompanhado de um fogo de artifício, o grupo de rock iniciou o seu espetáculo com "Hurts Like Heaven", seguindo-se de êxitos como “Fix You”, “In My Place”, “God Put a Smile Upon Your Face” e “ The Scientist”. O momento da noite foi, sem dúvida, pontuado pela música “Viva la Vida”, entoada por todo o recinto. Ao longo da atuação, foi possível registar bons momentos visuais, tais como a chuva de confettis e balões gigantes.
Passado uma hora e meia de atuação, a banda regressou para o tão aclamado encore, onde apresentou o novo single, “Every Teardrop is a Waterfall”. Embora a interação com o público deixasse a desejar, o cantor esforçou-se para exprimir algumas palavras em português: “obrigado” foi de certeza aquela mais dita pelo músico.
No palco secundário, passaram bandas de renome tais como Mona, James Blake e The Naked and Famous, que surpreendeu tudo e todos quando permitiu a um grupo de fãs subirem ao palco para tirar fotografias. 
Os Homens da Luta animaram também o recinto, ao longo do dia, com a sua habitual boa disposição e simpatia. Entre as músicas conhecidas do grande público, a banda portuguesa pediu aos seus “camaradas” para reclamar sobre o atual estado político do país. Entre várias queixas e elogios, pôde ouvir-se “Eu tenho 17 anos e já sei que não vou ter emprego” ou “Eu não venho fazer a luta, so venho dizer que as mulheres são as melhores”.


Os Homens da Luta foram um ponto de animação para os visitantes.

A noite acabou com um espetáculo quente e animado de Example, no palco secundário, até às 2h00.


Example encerrou o primeiro dia do festival.

O recinto possui, além dos quatro palcos (palco Optimus, palco Super Bock, palco Optimus Clubbing e o palco Coreto), uma área de restauração com cerca de 30 restaurantes com grande diversidade, um espaço de lazer com matraquilhos e um simulador da Fundação Champalimaud, e um palco “Partilha o teu momento”, onde os visitantes podem tirar fotografias em 3D, habilitando-se a ganhar um telemóvel, caso seja a melhor fotografia da noite.
À entrada do recinto, salienta-se ainda a atuação de uma banda a cerca de dez metros de altura, de modo a dar as boas-vindas aos amantes de música e arte.


Para dar as boas-vindas aos visitantes, está à entrada do recinto uma banda a tocar há cerca de 10 metros de altura.
Alexandre de Oliveira Pereira