sexta-feira, 8 de julho de 2011

Foo Fighters deslumbram cerca de 40 mil pessoas

O segundo dia do Optimus Alive contou com uma atuação deslumbrante da banda americana Foo Fighters que apresentou novos temas entrelaçados com os êxitos conhecidos, durante cerca de duas horas e 20 minutos. O festival recebeu também Iggy and the Stooges, Xutos e Pontapés, Everything Everything, Buraka Som Sistema e Homens da Luta.
Muitos esperavam pelo concerto dos Foo Fighters mas até o momento auge da noite, ninguém se privou das excelentes atuações deste segundo dia de festival. Ao final da tarde, os norte-americanas My Chemical Romance subiram ao palco Optimus com a sua habitual irreverência. Gerard Way, vocalista do grupo, apareceu com o cabelo pintado de vermelho e com um casaco em padrão tropa. A banda apresentou alguns temas do seu mais recente trabalho, nunca esquecendo os antigos êxitos, nomeadamente “Welcome to the Black Parade”, “Famous Last Words” e “Teenagers”.
My Chemical Romance deu lugar à conceituada banda portuguesa, Xutos e Pontapés, poucos depois das 21h. Após muita especulção, Zé Pedro foi o primeiro a pisar o palco principal, onde agradeceu todo o apoio dado por parte da família e fãs, admintindo sentir saudades de tocar. Lembra-se que o guitarrista do grupo foi afastado dos palcos nos últimos meses devido a um transplante de fígado. Em comunicado, Zé Pedro caracterizou o seu regresso como “um momento de grande calor e apoio por parte de todos os presentes que jamais poderei esquecer. No entanto, no meio de tanta emoção faltou-me agradecer aos principais responsáveis pelo meu regresso, o pessoal do Hospital Curry Cabral”.

Após muitas expetativas, Zé Pedro atuou com os restantes membros.
A banda portuguesa tocou, durante cerca de uma hora, os temas mais marcantes da sua carreira: “Ai Se Ele Cai”, “À Minha Maneira”, “Chuva Dissolvente”, “Contentores”, “A Minha Casinha”, “Mundo ao Contrário”, “Dia de S.Receber”, entre outras.

Xutos e Pontapés, uma referência no panorama musical nacional.

Os veteranos Iggy and the Stooges mostraram que, apesar da idade, continuam com muita energia para dar. Iggy Pop, com 64 anos, aparaceu de tronco nú, com modos poucos ortodoxos: mordeu o micro e cospiu água vezes sem conta. Num espetáculo eletrizante, o cantor interagiu com o público, correu de um lado para o outro do palco, estava irrequieto.

Iggy Pop demonstrou, apesar da idade, ter ainda muita energia para dar.
Mas o momento que todos esperavam chegou à 00h25. Foo Fighters animou, como ainda nunca visto nesta edição, o público durante cerca de 140 minutos. Com um palco pobre em efeitos visuais, apenas o som e as grandes músicas da banda levaram as cerca de 40 mil pessoas ao rubro. Tal como Iggy Pop, Dave Ghrol, vocalista da banda, percorreu, durante todo o concerto, o palco de um lado para o outro, uma energia contagiante. A tracklist escolhida pelo grupo alternou músicas recentes com grandes clássicos bem conhecidos.

Foo Fighters atuou durante 140 minutos. 

Dave Ghrol prometeu uma noite longa, e o certo é que o concerto durou 2h20.
O segundo dia do festival Optimus Alive'11 ficou marcado pelo excelente ambiente que as bandas convidadas transmitiram, tanto no palco principal como nos palcos Super Bock e Optimus Clubbing. Os Homens da Luta, que estão presentes durante toda a edição, permitem, sem dúvida, que a festa de música e arte seja ainda maior.

Buraka Som Sistema encerrou o palco Optimus Clubbing.
O dia de hoje, penúltimo dia de festival, vai contar, no palco Optimus, com atuações de 30 Seconds to Mars, grupo norte americano de rock alternativo, a dupla britânica de música eletrónica The Chemical Brothers, The Pretty and the Recless e com os nacionais Klepht. No palco Super Bock, vão atuar Slimmy e os norte-americanos Fleet Foxes, e no palco Optimus Clubbing, vão estar presentes nomes como Riot ou Sidney Samson, além dos habituais Djs.
Alexandre de Oliveira Pereira