terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Projeto “Gestão de Energia nas Escolas de Oeiras”

O Projeto “Gestão de Energia nas Escolas de Oeiras” (GEEO), coordenado pela Agência Municipal de Energia e Ambiente de Oeiras – OEINERGE em parceria com Câmara Municipal de Oeiras (CMO), surgiu em 2008 como ferramenta essencial na análise dos consumos energéticos e na necessidade de avaliar o desempenho energético e ambiental dos estabelecimentos de ensino do Concelho de Oeiras.

O conhecimento da evolução anual dos consumos energéticos dos comportamentos ambientais da comunidade escolar são fatores importantes no sentido de procurar, através da substituição/introdução de equipamentos eficientes e mudança de atitudes, reduzir os consumos de energia, água e emissões de gases com efeito de estufa na escola contribuindo para o desenvolvimento sustentável local. No ano letivo de 2010/2011 foi avaliado o desempenho energético e desenvolvido um plano de possíveis medidas de melhoria nas vertentes de eficiência energética, utilização racional da água, gestão de resíduos e gestão sustentável do jardim de mais 5 escolas municipais, nomeadamente a EB1 Sylvia Philips (Carnaxide), EB1 Samuel Jonhson (Caxias), EB1/JI N.ª Sra. do Vale (Caxias), EB1/JI Sá de Miranda (Oeiras) e EB1 Dionísio dos Santos Matias (Paço de Arcos).
Para a obtenção dos dados necessários foram efetuadas várias visitas à escola, pelos técnicos da OEINERGE e CMO, que consistiram num exame detalhado das condições de utilização e funcionamento dos equipamentos consumidores de energia e água. Durante as visitas foram igualmente verificadas outras questões, nomeadamente a identificação de consumos de energia e água desnecessários, perdas por usos negligentes, má utilização de equipamentos, entre outros.
Os respetivos relatórios, bem como os registos e gráficos alusivos aos consumos de eletricidade, gás e água, podem ser consultados na ferramenta de avaliação elaborada pela OEINERGE em http://geeo.oeinerge.com. 
No ano letivo 2011/2012 o projeto será alargado a mais 5 estabelecimentos de ensino.

Fonte: OEINERGE – Agência Municipal de Energia e Ambiente de Oeiras