quinta-feira, 30 de julho de 2009

SATU - Protocolo entre Oeiras e Sintra


Oeiras, Sintra e a empresa municipal SATU-Oeiras assinam amanhã um protocolo de acordo preliminar, tendo como objectivo o estudo, a implementação e a exploração de um Sistema Automático de Transporte Urbano integrado, nos dois concelhos.

A assinatura do protocolo vai ter lugar na Estação dos Navegantes do SATU, em Paço de Arcos, e contará com as presenças dos presidentes das duas Câmaras Municipais, Isaltino Morais e Fernando Seara, do presidente do Conselho de Administração do SATU, Miguel Costa, e da administradora, Fátima Azevedo.
De acordo com a CMO "o SATU é um meio de transporte público inovador e único no País. Totalmente automático e movido a energia eléctrica, por tracção de cabos, o SATU é um meio de transporte não poluente e ecológico, sendo os níveis de ruído emitidos mínimos".
"Prolongar a linha do SATU até ao vizinho concelho de Sintra foi, desde o início do desenvolvimento do projecto, intenção da Câmara Municipal de Oeiras", explica a autarquia.
Os dois municípios dão agora um passo nesse sentido, ao "unirem esforços tendo em vista a concretização de um Sistema Automático de Transporte Urbano integrado nos concelhos de Oeiras e de Sintra, tendo como referência o actual Sistema Automático de Transporte Urbano, em desenvolvimento no concelho de Oeiras pela SATU-Oeiras".
A colaboração prosseguida no quadro deste protocolo terá como objecto a concretização de um sistema de transporte urbano tendo como referência os seguintes pontos de um traçado, a concretizar: entre Paço de Arcos e o Tagus Park, no concelho de Oeiras, e do Cacém até à zona de ligação ao Tagus Park (São Marcos), no concelho de Sintra.
Recorde-se que o SATU assegura já a ligação entre a Estação dos Navegantes, em Paço de Arcos, e o Parque dos Poetas – Estação do Fórum, com a Estação da Tapada, na Tapada do Mocho, como estação intermédia, numa extensão total de 1200 metros.