segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Marcos Perestrello e António Costa discutem Metro


Marcos Perestrello e o candidato socialista à Câmara de Lisboa António Costa estiveram juntos em Oeiras para discutir a chegada do metropolitano ao concelho.

Os candidatos do PS às Câmaras de Oeiras e Lisboa, Marcos Perestrello e António Costa discutiram a extensão do Metropolitano até ao concelho, já que “Oeiras é o único concelho confinante com Lisboa que não tem já Metro ou não está inserido no plano de expansão do Metro”, adianta Marcos Perestrello.
O autarca propõe ligar a linha vermelha do Metro ao concelho de Oeiras – a partir da futura estação do Alvito – a Carnaxide, Linda-a-Velha, Miraflores e Algés.
Já António Costa considerou a medida "extremamente positiva" para o concelho de Lisboa, nomeadamente pelo impacto que terá no tráfego: "muitos dos habitantes de Oeiras que hoje têm que se deslocar para Lisboa em viatura, poderão deslocar-se de metro, com menos carros a poluir, menos carros a ocupar espaço". O candidato socialista à autarquia de Lisboa recordou ainda que a autarquia lisboeta deu parecer favorável ao plano de expansão do metro, que prevê a extensão da linha vermelha até ao Alto do Restelo.
Marcos Perestrello assegurou ter recebido do Metro a garantia de que se trata de um projecto "perfeitamente viável": "deve ser um metro ligeiro, porque é indiscutivelmente mais barato. Pode custar até dez vez menos que o metro clássico, embora em casos de zonas densamente povoadas será necessário circular em túnel", argumentou. De acordo com o cabeça-de-lista socialista à Câmara de Oeiras, o projecto deverá contemplar cerca de cinco quilómetros de metro a construir no concelho de Lisboa e outros cinco em Oeiras.