O PSD ganhou as eleições no concelho de Oeiras com 28,66% dos votos. O PS conseguiu o segundo lugar com 24,74%, o BE alcançou os 13,48%, seguido do PCP com 9,85%. O CDS consegue 9,69%.
PSD – “Muito contente com os resultados”
Alexandre Luz, presidente do PSD Oeiras, relatou ao CORREIO de OEIRAS estar “muito contente com os resultados”, que, acredita, ditam “o princípio do que está para vir, mais duas vitórias nas duas próximas eleições”.
Este é, segundo Alexandre Luz, “o primeiro sinal de que a população acredita na mudança, o que augura boas perspectivas para o futuro”, e estes resultados resultam “numa grande motivação para as eleições autárquicas, onde acreditamos na vitória em Oeiras”.
PS – Acreditamos em “excelentes resultados para as autárquicas”
Já Marcos Sá, presidente do PS Oeiras, afirma que os resultados desta noite “não corresponderam ao esperado”, mas defende que “as motivações mantém-se muito fortes e as expectativas altas para as autárquicas”, sublinhando que “são eleições diferentes porque há o elemento de uma candidatura independente em Oeiras, mas temos uma estratégia bem definida, ao contrário, por exemplo, do PSD, que está desorganizado, um desastre”. Marcos Sá, independentemente dos resultados do escrutínio de hoje, acredita em “excelentes resultados para as autárquicas”.
BE - “As pessoas estão a reconhecer o nosso trabalho”
Francisco Silva, membro da bancada bloquista na Assembleia Municipal, disse ao CORREIO de OEIRAS que “as pessoas estão a reconhecer o nosso trabalho”, mas admite que “é preciso ser cuidadoso, porque estas eleições serviram como protesto, e as autárquicas são um caso à parte”.
No entanto, afirma que os resultados desta noite são “um bom indício para o futuro”, e realça o facto de “termos sido favorecidos pelos votos dos jovens”.
Francisco Silva sublinha ainda o facto de o Bloco de Esquerda ser “o primeiro partido à esquerda”, algo que encara como “boas notícias”.
Eleições de 2004
Nas eleições de 2004 o Partido Socialista obteve em Oeiras a vitória com 39,91% dos votos o que correspondeu a 23902 votos. O PSD/CDS alcançou os 32,85% com pouco mais de 19600 votos. O BE não ultrapassou a barreira dos dois dígito com 9,72%, 5821 votos, enquanto o PCP conseguiu 9,62% da votação, 5761 votos. Em 2004 para o parlamento europeu votaram 59896 pessoas o que correspondeu a uma abstenção de 55,68%.