domingo, 10 de julho de 2011

Último dia recebe apenas 30 mil visitantes

O quarto e último dia da edição do Optimus Alive ficou aquém das expectativas, recebendo 30 mil pessoas. Num recinto bastante vazio, atuaram Jane’s Addiction, Paramore e Kaiser Chiefs. O palco Super Bock recebeu TV On The Radio, Foals, Orelha Negra e Linda Martini.

Tv on the Radio foi um dos concertos mais aguardados no palco Super Bock.
O Passeio Marítimo de Algés acolheu ontem cerca de 30 mil pessoas, o registo mais baixo dos quatro dias de festival. Sem grandes nomes apelativos, o cartaz esteve aquém daquilo que se pode esperar para o último dia de um festival. Às três da madrugada já não havia música no palco principal.
No dia em que mais artistas viu desfilar, o palco Optimus recebeu os rockers portugueses Lululemon, vencedores do concurso de bandas do festival, e os britânicos White Lies, que vão ganhando cada vez mais fãs em Portugal com canções como “To Lose My Life” e “Bigger Than Us”.
Às 20h30, o palco principal acolheu ainda uma das bandas mais aguardadas do dia, Kaiser Chiefs. O vocalista da banda inglesa, Ricky Wilson, voltou a mostrar que não existem limites físicos nos seus concertos e deu espetáculo dentro do próprio concerto que serviu de apresentação aos novos temas de “The Future Is Medieval”. É de salientar também a corrida que Wilson fez até uma das bancas da Super Bock do lado direito do palco: o vocalista resolveu saltar para fora dos limites do palco e entrou na banca para beber uma cerveja para espanto dos espectadores e dos vendedores.
A banda inglesa deu lugar ao grupo norte-americano Paramore. Às 22h00, Hayley Williams e os seus músicos acordaram (ainda mais) a plateia mais jovem. A estreia da banda em Portugal correu como previsto e sem grandes surpresas. A cantora de cabelo laranja apresentou os seus maiores êxitos, tais como “The Only Exception” e “Misery Business”.




Os Jane’s Addiction escolheram Algés como único local de atuação na Europa para as próximas semanas. A banda norte-americana trouxe um lema bastante controvérsio para o palco principal, “Sexo, vinho tinto e rock 'n' roll”, que incluiu dançarinas em lingerie, várias garrafas de vinho tinto partilhadas com o público e muitas canções que levaram a banda a um panorama musical de grande importância nos Estados Unidos.



Destaca-se ainda o cancelamento do concerto do rapper Dizzee Rascal, no palco Super Bock, devido a problemas relacionados com o seu voo.
A quinta edição do festival Optimus Alive decorreu entre quarta-feira e sábado com a presença de mais de 120 artistas, entre os quais Coldplay, Foo Fighters, Primal Scream, Jane’s Addiction, 30 Seconds to Mars, The Chemical Brothers, Tv on the Radio, Grinderman, A-Trak, James Blake, Boys Noize e Anna Calvi.

A-Trak fechou o palco Super Bock.

Boys Noize no palco Optimus Clubbing.
Alexandre de Oliveira Pereira