segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Executivo Municipal aprova Moção contra redução de transportes públicos

O Executivo da Câmara Municipal de Oeiras manifesta o seu profundo descontentamento com a supressão e a redução de alguns transportes públicos da Carris e da CP no concelho. Na opinião deste Município, esta tomada de decisão pelos operadores, baseada em critérios estritamente economicistas, representa uma forte diminuição da oferta de transporte público que prejudica a população, sobretudo nesta época de grandes dificuldades económicas.

Deste modo, o Executivo Municipal aprovou por unanimidade, na Reunião do dia 11 de Janeiro, uma Moção sobre a REDUÇÃO DA CARREIRA 714 E SUPRESSÃO DA CARREIRA 76, da CARRIS E DE COMBOIOS DA CP, apresentada pelo Presidente, Isaltino Morais, a qual enviamos em anexo.
Esta diligência surge após a autarquia ter sido recentemente informada, através da Secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que se pretendem introduzir alterações em carreiras da Companhia “CARRIS” que fazem transporte público de passageiros até vários locais deste Concelho; no caso concreto até à zona da Outurela (Carreira 714) e entre Algés e Cruz Quebrada/Dafundo (Carreira 76).
Trata-se de uma medida socialmente injusta, com impacto naqueles que não têm transporte próprio, não apenas nos residentes daquelas freguesias, sobretudo os mais idosos, mas também nos estudantes.
Não é por acaso que o Município recebe dezenas de reclamações diárias protestando contra esta decisão.
De facto, estas medidas foram tomadas pelos operadores sem ter sido o Município informado ou consultado relativamente a estas intenções.
Oeiras considera fundamental que seja criada uma verdadeira política de transportes públicos metropolitana, cujo desenvolvimento seja feito mediante articulação entre os vários municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
A Câmara Municipal de Oeiras está empenhada e determinada em instar quem de direito a assumir as suas responsabilidades governativas a pôr em prática, de uma vez por todas – sem mais promessas ou delongas, uma política de transportes metropolitana que sirva os cidadãos de Oeiras e de toda a região; uma política que respeite os legítimos anseios dos cidadãos, que promova justiça social e que cumpra os seus direitos fundamentais. (FONTE: CMO)