sábado, 28 de janeiro de 2012

Inauguração de espaço destinado aos Doutores da Igreja

A Câmara Municipal de Oeiras inaugura, no próximo dia 29 de janeiro, às 16h30, no Parque Urbano de Miraflores, freguesia de Algés, um espaço de homenagem aos primeiros grandes Teólogos da Igreja, os Santos Agostinho, Ambrósio, Jerónimo e Gregório. Em destaque neste espaço está uma peça escultórica onde se encontra representado Santo Ambrósio que tem como virtude/princípio associado a Caridade.

Este conjunto, com 8 metros de altura (4,50m da escultura propriamente dita e 3,50m de base), é da autoria do escultor Francisco Simões e teve como mecenas a REPSOL PORTUGUESA, SA. Visto o monumento ser alusivo aos quatro Santos, geometricamente dispostas em torno da base do monumento onde assenta a figura de S. Ambrósio estão reunidas três placas alusivas às Doutrinas de S. Agostinho (Verdade), S. Jerónimo (Sabedoria) e S. Gregório (Justiça).A representatividade desta peça pretende, de alguma forma, associar os Doutores da Igreja aos seus próprios Pilares. Mais do que uma homenagem a um Santo, certamente de devoção, existe um propósito maior que é uma homenagem aos fundamentos/fundação da própria Igreja.
Mais do que arte pública para contemplação trata-se, pode dizer-se, de uma espécie de reconhecimento e conselho dos ensinamentos da Igreja, neste momento de crise que atravessamos. Uma chamada de atenção para valores que não podem ser esquecidos, principalmente neste momento em que a sociedade se rendeu ao excessivo materialismo e egoísmo, com um conceito de felicidade baseado no consumismo e no individualismo.